quarta-feira, 13 de maio de 2009

Projeto Cat Condo [capítulo 4]

Em algum momento do processo de construção do cat condo me vi com o material em mãos, os traços na madeira feitinhos, um ajudante disponível e mais coragem que o normal. Então quis aproveitar os ventos favoráveis para fazer todos os cortes de tico-tico. O trabalho foi pesado, mas me livrei de uma vez da parte que agora considero a mais chatinha. Recomendo fortemente cortar tudo num dia só.

Para os serradores iniciantes, a serra tico-tico carece de domesticação. Depois de conseguir controlar os coices que a bichinha dá, fica até fácil. Não é questão de força, mas de firmeza. A bronca é que a serra tem um tempo próprio (lento!) e não adianta querer forçar mais velocidade. Demora, o barulho é horrível e o pó é de matar. Não estou aqui querendo desencorajar ninguém, mas se você tem uma graninha a mais e um local de confiança para serrar sua madeirinha, não pense duas vezes!

Chega uma hora em que você vai se deparar com a seguinte situação:


Para resolver o problema, usei a furadeira. Fiz furos de 1cm de diâmetro, nos locais indicados na figura aí de baixo, abrindo espaço para a serrinha.


Antes de acabar o serviço, cortei os pedaços de madeira que irão compor os suportes das prateleiras. Os meus ficaram com 3cm de altura. A largura é a do caibro.

No mesmo dia, ainda fiz parte da montagem. Comecei com o básico, unindo colunas, piso e topo com cola e pregos grandes (10cm).


Depois, marquei as alturas das prateleiras e fixei os suportes com cola e pregos menores (5cm).


Fixei o piso do meio, aquele do buraco, com cola e pregos de 5cm.


E fim. As prateleiras ficam para o próximo capítulo. Ufa!

Um comentário:

Olga Wanderley disse...

Agora tem que postar as fotos dele pronto! :)