terça-feira, 12 de maio de 2009

Projeto Cat Condo [capítulo 3]

A minha novela preferida está de volta! Resolvi voltar com força ao trabalho braçal manual. Faz bem para a cuca. Então, senta que lá vem a história.

Quando fui comprar a madeira surgiu um probleminha, a serraria não fazia cortes complexos, apenas retos. Então fiz um esquema de corte básico, sem muita variação de formato para evitar trapalhadas, porque achei os funcionários de lá bem tapados. Os outros cortes ficam por minha conta, pilotando a tico-tico pela primeira vez na vida.

Comprei uma chapa inteira de compensado, mas acho que não há necessidade. Também não sei se o preço ficaria muito diferente comprando só o pedaço de 1,80 X 1,60m e eu já tenho planos para as sobras.

Não compre madeira que não seja certificada, ela tem que ter o selo que garante que o material é proveniente de manejo sustentável.


Nas fotos acima os pedaços já está com as marcações dos cortes para tico-tico.

Fiz esse pdf mimoso com o esquema de corte básico (serraria) e as marcações dos cortes caseiros*. Tentei deixar tudo bem simples por causa da minha falta de habilidade com a serra.

No próximo capítulo teremos corte e montagem de todo o madeirame. Serviço casca grossa, digo logo. Não consegui tirar fotos por motivos óbvios, mas vou tentar explicar detalhadamente cada passo. Um ajudante é absolutamente indispensável, e se você for do tipo fracote mignon, como eu, é bom que ele seja um tico mais provido de massa muscular.

*Esse esqueminha é só uma base. Os cortes podem ser feitos de acordo com seus interesses e habilidades.

Nenhum comentário: