terça-feira, 9 de outubro de 2007

Só se for soja

Quando decidi parar de comer carne pensei que podia muito bem comer soja - rica em proteínas, etecétera e tal. Num belo dia, cheguei em casa animada com um quilo de proteína texturizada e dotes culinários à flor da pele. Hidratei os floquinhos, temperei e fiz aquele refogado básico, mas o cheiro era de ração de cachorro. Um pouquinho mais de tempero e cheiro de ração temperada. Parti para a degustação e o gosto era de... RAÇÃO. Meu mundo caiu. Era incapaz de fazer uma sojinha que prestasse. Busquei meu amigo google - ele sempre me diz coisas legais - e caí nessa página do site da Embrapa que fala T U D O sobre o assunto. Aprendi que é preciso dar um choque térmico na danada da soja por causa de umas enzimas infames que, em contato com água, liberam as substâncias responsáveis pelo gosto ruim. O site ainda fornece várias receitas. Assim, voltei a sorrir e fiz um hamburguer de soja delícia. Fotos e receita aí em baixo.

Ingredientes:

1 xícara de proteína texturizada de soja
Água suficiente para cobrir a soja
10 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ovo
1 cebola média
2 dentes de alho
1 colher de sopa de coentro e cebolinha picados
1 colher de café de cominho
Noz moscada e pimenta do reino a gosto
1 colher de chá de sal (provar e ajustar ao seu gosto)
1 colher de sopa de suco de limão

Modo de fazer:

Colocar a água no fogo e, quando estiver fervendo, adicionar a proteína texturizada e deixar cozinhar por 5 minutos ou até os flocos ficarem esponjosos. Escorrer, lavar com agua fria e espremer bem. Bater os outros ingredientes, menos a farinha de trigo, no liquidificador. Misturar tudo (proteína, farinha e temperos batidos), moldar os hamburgueres, embrulhar cada um em plástico filme e congelar (é importante congelar antes de fritar ou assar para ele não se desfazer).

Um comentário:

Anônimo disse...

Está com uma cara ótima, deu até fome agora!!!
Eu sempre dava o "choque térmico" sem saber... no geral eu coloco temperos na água quente que deixo de molho, assim ela pega mais gosto ainda.
Abraço